Resumir com IA

Como Resumir com IA?

Nosso site de Resumir com IA é uma ferramenta útil tanto para a economia de tempo no processo de criar um resumo quanto para obter uma visão geral de um texto qualquer.

Assim, essa ferramenta de análise de texto automatiza a criação de resumos concisos dos pontos principais de um documento e pode ser usada tanto para resumir o texto completo quanto partes selecionadas dele. 

Para resumir usando Inteligência Artificial é bem simples. Siga os passos abaixo:

  1. A primeira ação é selecionar o tipo de resumo que você deseja, o sistema disponibiliza três opções sendo elas: resumo comum, resumo em listas e resumo crítico. 
  2. Depois basta inserir no sistema o texto que você deseja resumir, através de uma ação de copiar e colar. O tamanho do resumo é gerado automaticamente, mas costuma ter entre 20 % a 30 % do tamanho do texto original. Então, basta apertar o comando de ‘Resumir’.
  3. Em seguida, o usuário deve aguardar alguns segundos enquanto a Inteligência Artificial faz o resumo e, finalmente, já pode acessar o resumo elaborado a partir do texto original.

Entendendo a Inteligência Artificial

A Inteligência Artificial, ou de forma abreviada, IA, é um dos campos mais notáveis na área de ciência da computação. 

Há algumas décadas, muito dinheiro é investido em pesquisa e desenvolvimento do segmento. Por isso, o progresso tecnológico que a área alcançou nos últimos anos é realmente notável. 

Basicamente, a IA é uma tecnologia capaz de desenvolver sistemas que conseguem reproduzir de maneira muito aproximada os nossos próprios processos cognitivos. 

Em outras palavras, a IA aprendeu a aprender a partir da mesma lógica com a qual a aprendizagem humana se desenvolve. 

Esse processo ocorre através da aplicação de algoritmos e modelos lógicos, que conseguem capacitar as máquinas e computadores a executarem tarefas que antes eram restritas ao intelecto humano. 

Todo esse avanço fez com que a IA se tornasse cada vez mais uma aliada do homem moderno, presente em seu cotidiano e na realização de tarefas que antes não poderiam ser automatizadas ou terceirizadas.

A relação da IA com a linguagem

Uma das principais maneiras como a IA aprende a realizar seus processos é através dos seus mecanismos internos que lhe permitem reconhecer padrões semelhantes, aprender com base em dados acumulados e sua capacidade de compreender linguagens naturais.

Esses três fatores são, por si mesmos, bastante relacionados ao processo e dinâmica que o intelecto humano realiza para aprender um idioma, seja nativo ou não. Portanto, é natural que uma das áreas onde a IA mais pode se aplicar é em tarefas relacionadas à linguagem. 

A habilidade de compreender e reconhecer uma linguagem é um dos campos onde a IA mais exerce competência e também refinamento. Assim, o seu uso em tarefas relacionadas à redação tem se disseminado muito nos últimos meses. 

E se engana quem pensa que a IA só se habilita para escrever textos, visto a recente explosão da ferramenta Chat GPT. Na verdade, é possível reescrever, traduzir, revisar, sumarizar, personalizar e resumir com IA.

Vamos explorar, de forma mais específica nos tópicos abaixo, os principais benefícios e empecilhos que o uso da IA para criar resumos de textos apresenta.

Definição Breve do que é um Resumo

Um resumo é uma versão concisa de um texto mais longo, seja ele em qual formato estiver (artigo, livro, capítulo de livro, reportagem, ensaio ou documento). 

O principal objetivo de qualquer resumo é manter a comunicação e transmissão das ideias mais relevantes e dos pontos-chaves do argumento do texto ao mesmo tempo em que reduz, de forma considerável, seu tamanho final.

Para resumir de forma eficiente, é necessário identificar quais são os pontos principais do texto e, de forma concomitante, eliminar os pontos que são secundários, além de todos os detalhes irrelevantes ou exemplos excessivos.

Uma maneira clara de entender o que é um resumo é pensar que a sua função é oferecer ao leitor uma visão geral do conteúdo original produzido pelo autor, sem que seja necessário ler o material completo.

Resumir com IA: Benefícios e Desafios

Você sabe o que é resumir com IA? É possível usar a tecnologia do momento para realizar essa tarefa que consome tanto tempo para algumas pessoas?

Hoje em dia, basta fazer uma rápida pesquisa online para encontrar diversas referências de sites e aplicativos de resumos automáticos realizados a partir da Inteligência Artificial. 

No entanto, como todas as coisas na vida, há pontos positivos e negativos para o uso dessa ferramenta como meio para resumir documentos e textos em geral. Veja abaixo as principais vantagens e desafios de resumir com IA. 

Vantagens de Resumir com IA

Com certeza, a economia de tempo se apresenta como a grande vantagem de usar a IA para fazer resumos de forma automática. 

Isso porque realizar essa tarefa de forma manual envolve um esforço de tempo considerável, sobretudo para quem não tem tanta facilidade de sintetizar. 

Assim, em qualquer ambiente onde a necessidade de produtividade fale mais alto ou o tempo para realização da tarefa seja limitado, usar a IA é uma boa alternativa.

Muitos estudantes e concurseiros têm usado a ferramenta para criar resumos de texto rapidamente, de modo a otimizar o tempo de estudos. 

A questão da economia de tempo também pode ser vista por outro aspecto, que tem a ver com a quantidade de informações que a tecnologia consegue processar.

Quanto maior o texto, maior será o tempo investido para resumir de modo manual, visto que é necessário mais de uma leitura atenciosa do texto para escrever o resumo.

No entanto, esse empecilho não ocorre com a IA porque ela é capaz de processar uma grande quantidade de palavras em tempo relativamente rápido. 

O uso da IA para resumir é ótimo para quem necessita de materiais padronizados, como é o caso em contextos corporativos. Isso porque esses resumos costumam ser bastante consistentes em termos de estilo e conteúdo, ou seja, mais impessoais. 

Apesar de ser útil para reduzir o viés do resumo (especialmente se isso for intencional), a IA também é bastante eficiente na adaptação de resumos para diferentes necessidades.

Um exemplo possível é realizar um resumo de um mesmo texto com dois objetivos diferentes, um apresentando uma versão mais sintética e informal enquanto outro privilegia uma linguagem mais formal. 

Desafios

Por mais que o progresso tecnológico recente obtido pela Inteligência Artificial seja alto e ainda exista muito espaço para aperfeiçoamento, é muito importante ter em mente que esta tecnologia nunca vai operar de forma idêntica ao intelecto humano.

A padronização do viés é outro fator que, a depender do contexto e necessidade, pode ser prejudicial ao resultado. Em muitos casos, é interessante que os resumos preservem o tom de linguagem utilizado pelo autor no texto original. 

Finalmente, há um debate recente sobre as responsabilidades éticas no uso de resumos automáticos especialmente em contextos escolares. 

Portanto, é fundamental saber que resumir com IA pode apresentar vantagens em certos contextos e não ser tão benéfico em outros. O uso da tecnologia, sobretudo das mais inovadoras, sempre implica responsabilidade.